Evento: Álvaro Cortez e Fernando Brites | "Nuance" para Percussão e Acordeão

Portugal Eventos :: Evento em Castelo Branco - Castelo Branco

Álvaro Cortez e Fernando Brites | 'Nuance' para Percussão e Acordeão

Álvaro Cortez e Fernando Brites | "Nuance" para Percussão e Acordeão :: Música

Mais Informações:

Cine-Teatro Avenida

Local: Castelo Branco - Castelo Branco

DATA: DOM 28 de novembro de 2021

O concerto começa com a obra de Alexej Gerassimez, Piazonore, composta em homenagem a Astor Piazzolla. Inicialmente o compositor ia fazer um arranjo da obra “Libertango” para piano e vibrafone, mas acabou por criar uma nova música dentro do espírito típico de Piazzolla procurando buscar o contraste entre a tensão e o lirismo. Segue Rhythmic Caprice para Marimba solo de Leigh Howard Stevens é uma obra ousada, escrita de forma a elevar os poderes técnicos e artísticos do instrumento. Foca-se no efeito sonoro do cabo da baqueta (col legno), quando percute as laminas da marimba. Visita, na secção intermedia, o som do cluster" é bastante rítmica, enérgica, melódica e impactante. De seguida, Sonata nº 1, de Alexander Nagayev uma das obras mais importantes no repertório para acordeão solo, tem como grande característica a sua exuberância sonora e construção orquestral. Com diferentes ambientes criados nos seus três andamentos, sendo o primeiro andamento uma apresentação dos ambientes expostos no segundo e terceiro andamentos. Por último, o espetáculo termina com "From the bottom of the soul" de Krystian Skubala dividida em dois movimentos o primeiro, mais lento, mais sensível e dedicado à perda. O segundo é uma revanche psicológica, traduzido artisticamente que foca a vontade de ultrapassar problemas emocionais. Uma versão extremamente virtuosística da resiliência que as vezes é necessário.

ÁLVARO CORTEZ

Aplaudido pela ampla gama musical e capacidade inata de “extrair novos sons” (Sandra Bastos, Revista Dacapo), Álvaro Cortez é um pioneiro no palco global da percussão. Combinando a técnica meticulosa, a inteligência musical e um senso de leveza, as suas performances únicas são imbuídas de energia, paixão e poder que ressoam em todos os tipos de público.

Descrito pela pianista de renome mundial, Maria João Pires como “Irreverente, Brilhante, Ambicioso”, Álvaro Cortez vencedor de vários prémios em competições globais de percussão incluindo Concurso Musicale Europeo, Itália, Universal Marimba Competition, Bélgica e Jeju International Music Competition na Coreia do Sul, Prémios Jovens Músicos entre outros.

Álvaro apresenta-se frequentemente em festivais pela Europa, Ásia e América do Sul, incluindo Festival Percursos da Música, Braga Capital Europeia da Juventude (CEJ), Festival de Música de Antuérpia, Festival de Música de Lisboa, Festival de Percussão de Jeju, Festival Yamaha, Honda Music Festival, Desingel Music Festival, Klara Festival, Patagonia Percussion Festival e Belgium Music Days.

Atualmente é artista convidado na Opera Del Liceu de Barcelona e recentemente foi selecionado para gravar um CD na Orpheus Classical Music Label.

FERNANDO BRITES

Natural de Montargil, adquiriu o grau de licenciado em música na classe de acordeão de Paulo Jorge Ferreira, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Participou em masterclasses de acordeão orientadas por professores de acordeão como, Paulo Jorge Ferreira, Vladimir Blagojevic e Vincent Lhermet. Foi premiado com o 1º prémio da categoria G e o 2º prémio da categoria E, ambos na 7ª edição do Concurso de Acordeão Folefest, no ano de 2014. Em 2015 foi premiado na 8ª Edição do Concurso de Acordeão Folefest com o Prémio de Melhor Interprete, 1º Prémio na categoria E e 1º Prémio na Categoria G. Em 2017 foi premiado na 10ª Edição do Concurso de Acordeão Folefest com o Prémio de Melhor Interprete, 1º Prémio na categoria D e 1º Prémio de Categoria F (música de câmara). Fez parte de estreias de obras com destaque para “Lumen” de Paulo Jorge Ferreira para quinteto de sopros e acordeão e “Anagnóstis” de Daniel Schvetz para acordeão solo, ambas com estreia mundial apresentada na Casa da Música do Porto. Estreou recentemente duas obras de Lino Guerreiro, “Krone” e “Metamophosis” para clarinete e acordeão, bem como a obra “Ludic V-B” de Daniel Schvetz também para clarinete e acordeão. Colabora regularmente com o Ensemble MPMP e conta ainda com algumas participações em programas da Orquestra Sinfónica do Porto, onde teve a oportunidade de trabalhar com os ilustres maestros Baldur Brönnimann e Peter Rundel. Leciona atualmente a disciplina de acordeão no Conservatório Regional de Castelo Branco e na Escola Profissional de Artes da Beira Interior.

Mais Eventos em Portugal

SÓTRAP in Porto

SÓTRAP in Porto

A aguardada festa SÓ TRAP está de volta e, desta vez, aposta na cidade invicta: PORTO! Prepare-se para uma noite inesquecível no dia 29 de Março, com apresentações imperdíveis (...)

Hoje
The Bridge | Rodrigo Amado

The Bridge | Rodrigo Amado

Nomeado, pelo nono ano consecutivo, pelo El Intruso International Critics Poll (mais de 50 críticos de 18 países) como um dos cinco melhores saxofonistas tenores em atividade, (...)

SAB06ABR
Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Suite (a + b) – Suites de compositores barrocos e de Filipe Raposo

Este projeto fundamenta-se na nossa convicção em implicar e implicarmo-nos na criação atual. Pensamos que é muito saudável não só nos dedicarmos à redescoberta do património (...)

SEX05ABR
Fundão Music Festival 2024

Fundão Music Festival 2024

Fundão Music Festival está de regresso Quinta edição do festival está marcada para 30 de março de 2024 Depois de oito anos de interregno, o Fundão Music Festival (FMF) (...)

SAB30MAR
'Two Virgins', por João Pimenta Gomes

"Two Virgins", por João Pimenta Gomes

Realizado entre 2022 e 2023, Two Virgins é o novo trabalho de João Pimenta Gomes. Através de uma instalação, o artista visual e músico português apresenta duas peças sonoras (...)

DOM14JUL
RESSURREIÇÃO DO METAL 2024

RESSURREIÇÃO DO METAL 2024

Milagre Metaleiro - Associação Cultural

SAB30MAR
Comendatio Music Fest 24

Comendatio Music Fest 24

O Comendatio Music Fest é o festival go-to dedicado aos sons e movimentos da música progressiva moderna e ambiental. Depois das aclamadas edições de 2019, 2022 e 2023, que (...)

SAB15JUN
Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated | Jonas + Lander

Coin Operated surge no percurso artístico de Jonas&Lander no seguimento do convite da BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Neste convite, a dupla foi instigada a desenvolver (...)