Evento: Navegar nos rios do mundo. O legado dos povos ribeirinhos

Portugal Eventos :: Evento em Aveiro - Aveiro

Navegar nos rios do mundo. O legado dos povos ribeirinhos

Navegar nos rios do mundo. O legado dos povos ribeirinhos :: Exposições

Mais Informações:

Avenida Lourenço Peixinho - Aveiro

Local: Aveiro - Aveiro

DATA: de TER 01-09-2026 a DOM 20-09-2026

A exposição é dedicada às navegações tradicionais em rios e águas interiores de todo o mundo, enquanto expressão de um património cultural vivo. Reúne embarcações tradicionais do Loire, Dordogne, Vístula, Douro e Ria de Aveiro (Europa), Nilo, Níger e Congo (África), Nagara, Mekong, Tonlé Sap, Chao Phraya e lagoas do Kerala (Ásia), bem como dos bayous da Luisiana, dos rios Paraguai, Madre de Dios e Maroni (América).Apresentada na Câmara Municipal de Tours, a mostra dará a conhecer as diferenças e as semelhanças entre as navegações tradicionais do Loire e as de outros rios e águas interiores. É também um convite à criação de laços com os países que souberam preservar, total ou parcialmente, as suas tradições náuticas. Imagens e vídeos permitem situar melhor a realidade do Loire e da Ria de Aveiro no contexto mundial.

Mais Eventos em Portugal

Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Ponta do Sol - Madeira

SAB07NOV
AngraJazz

AngraJazz

Ano após ano, em outubro, o Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo tem vindo a afirmar-se como um dos principais eventos do género em Portugal.Contando com a participação (...)

SAB03OUT
Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto

Prepare-se para a fantasia com o Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto. O imaginário, o fantástico e a ficção científica inundam a cidade durante o Fantasporto, (...)

SEX26FEV
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Travessa Lombo do Xeque, Estr. da Ribeira Seca - Machico

SAB19SET
Ruas Floridas - Redondo

Ruas Floridas - Redondo

As tradicionais "Ruas Floridas" na vila de Redondo regressam em 2027. De dois em dois anos, em redor da zona histórica da vila as ruas são ornamentadas com flores, figuras (...)

SAB31JUL
Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

Descubra novos autores e tendências do cinema mundial no Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente.Este festival, que é uma referência para os cinéfilos (...)

QUI29ABR
Duo Bandonica Fala-me de Música

Duo Bandonica Fala-me de Música

Rua Do Povo S/N 9100-000 - GAULA - Madeira

SAB03OUT
Monção e Melgaço Granfondo

Monção e Melgaço Granfondo

Em setembro, época de vindimas, o Monção e Melgaço Granfondo leva-o à descoberta da região de onde é originário o Alvarinho, considerada uma das mais notáveis castas (...)

DOM20SET
Feira Nacional do Cavalo

Feira Nacional do Cavalo

Assista à Feira Nacional do Cavalo, em novembro, na Golegã, uma região onde o cavalo está profundamente enraizado. A feira é uma das mais típicas do país, à qual assistem (...)

SEX06NOV
VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

VERDES ANOS | Cineclube de Elvas

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (...)

SAB07NOV
Entrudo de Lazarim

Entrudo de Lazarim

O Carnaval em Lazarim é um dos mais genuínos do país. Tem caretos de madeira, demónios e senhorinhas, caldo de farinha, tradição e catarse. Os caretos do Carnaval em Lazarim (...)

SAB06FEV
Entrudo Chocalheiro

Entrudo Chocalheiro

Caretos há muitos. Mas os Caretos de Podence são os únicos que desde dezembro de 2019 integram a lista da UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Todos os (...)

SAB06FEV
Peregrinações a Fátima

Peregrinações a Fátima

As Aparições de Fátima transformaram a localidade num dos maiores centros do culto mariano no mundo. As maiores manifestações dos devotos ocorrem a 13 de maio (destaca-se (...)

SEG12OUT
Encontros da Imagem

Encontros da Imagem

Os Encontros da Imagem realizam-se em Braga há 35 anos e são uma referência a nível nacional e internacional nas artes visuais.Contando com uma vasta participação de artistas (...)